quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Preconceito: Mulheres X Esporte

    Antigamente, os esportes eram realizados somente por homens, devido a questões políticas, sociais, culturais etc. Entretanto, as mulheres assim como os homens são fisicamente aptas a praticar todas as modalidades esportivas.
    Existem muito mais esportes para os homens do que para as mulheres, elas recebem menos recursos financeiros profissionalmente, sofrem muitos preconceitos e discriminações infundadas, muitas vezes por praticarem esportes que detinham a hegemonia dos homens. A maioria dos esportes exige prioritariamente força física, na qual o homem é superior a mulher (nessa capacidade neuromotora), isso comprovado cientificamente por questões anatômicas, biológicas e fisiológicas, e, além disso, elas tem maior percentual de gordura corporal e conseqüente menor volume muscular, mas em contrapartida são mais flexíveis e, mesmo assim, elas provam que isso não é empecilho para se praticar esportes.
     Desta forma, as mulheres vêm superando várias barreiras nos esportes. As jogadoras de futebol, boxeadoras, levantadoras de peso, fisiculturistas, corredoras, entre outras, estão “abrindo portas”, alcançando reputação, respeito e devida valorização, temos que atentar para as capacidades esportivas femininas, devemos fazer com que as empresas invistam mais e patrocinem melhor as atletas, para que isso aconteça os investidores esperam retorno financeiro, este só é possível se todos nós aceitarmos, incentivarmos, prestigiarmos e freqüentarmos mais os estádios, as pistas, as quadras, as piscinas e etc, e não mais impor barreiras as desportistas.


     Vídeo a seguir trata-se de uma enterevista com mulheres que atuam na área esportiva e sofrem preconceito:







Nenhum comentário:

Postar um comentário