quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Esporte na Escola

Desde a criação do então ministério da educação e saúde pública em 1930, o esporte já é tratado como parte integrante do processo educacional. Em 1953 com a criação do ministério da educação e cultura (MEC), a promoção e valorização cultural passam a ser formalmente considerada parte importante da educação. O esporte pode ser considerado um hibrido, pois tanto educa quanto é um evento cultural, é inegável que o futebol, por exemplo, além de um esporte, seja considerado também um elemento cultural pois faz parte da identidade brasileira, tanto quanto o carnaval e o samba.
No ponto de vista educacional, o esporte agrega e complementa diversos valores importantes no desenvolvimento. As regras e sua importância na estrutura do esporte, os jogos que promovem tanto habilidades motoras como também de raciocínio, de espaço, competitividade (ganhar e perder) e talvez os mais importantes a socialização, solidariedade e cooperação, fundamentais para a construção da cidadania.
De tempos para cá o governo tem atribuído à escola virtudes que transcendem os limites formais. Com a reforma educacional de 1996 e o programa Mais Educação, criado pela Portaria Interministerial nº 17/2007, por exemplo, há a ampliação educacional das escolas com a intenção de suprir déficits e carências tanto da sociedade quanto do próprio processo educacional. O surgimento da preocupação sobre inclusão social encontra base aliada no esporte e as medidas do programa Mais Escola promovendo uma educação integral e comunitária aumentando a oferta educativa nas escolas públicas por meio de atividades optativas que foram agrupadas em macrocampos como acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educomunicação, educação científica e educação econômica.


quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Deficientes físicos X Esportes

    Antes não era comum ouvir, nem ver, deficientes físicos praticando os mais diversos esportes, se existia era algo muito restrito. Hoje em dia isso mudou, a pratica de esportes por essas pessoas especiais se transformou em algo rotineiro e um sinônimo de superação.
    Em 1958 paraplégicos e tetraplégicos criaram clubes em São Paulo e no Rio de Janeiro com o desejo da dar continuidade ao que começaram nos hospitais americanos, onde o tratamento para as limitações era o esporte.
    O preconceito da sociedade em relação a esses portadores de necessidades especiais acaba atrapalhando sua formação, pois os próprios deficientes acabam se reprimindo e estabelecendo um limite para sua deficiência, que na verdade não existe, pois com esforço e dedicação, esses atletas especiais acabam nos dando uma lição de superação e vêm cada dia mais se destacando no que fazem. A sociedade é muito preconceituosa acha que eles são incapazes, mas a vontade de viver deles supera todos obstáculos!
     Hoje em dia há deficientes físicos destacando-se nos mais variados esportes e o vídeo a seguir mostra alguns exemplos:



quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Preconceito: Mulheres X Esporte

    Antigamente, os esportes eram realizados somente por homens, devido a questões políticas, sociais, culturais etc. Entretanto, as mulheres assim como os homens são fisicamente aptas a praticar todas as modalidades esportivas.
    Existem muito mais esportes para os homens do que para as mulheres, elas recebem menos recursos financeiros profissionalmente, sofrem muitos preconceitos e discriminações infundadas, muitas vezes por praticarem esportes que detinham a hegemonia dos homens. A maioria dos esportes exige prioritariamente força física, na qual o homem é superior a mulher (nessa capacidade neuromotora), isso comprovado cientificamente por questões anatômicas, biológicas e fisiológicas, e, além disso, elas tem maior percentual de gordura corporal e conseqüente menor volume muscular, mas em contrapartida são mais flexíveis e, mesmo assim, elas provam que isso não é empecilho para se praticar esportes.
     Desta forma, as mulheres vêm superando várias barreiras nos esportes. As jogadoras de futebol, boxeadoras, levantadoras de peso, fisiculturistas, corredoras, entre outras, estão “abrindo portas”, alcançando reputação, respeito e devida valorização, temos que atentar para as capacidades esportivas femininas, devemos fazer com que as empresas invistam mais e patrocinem melhor as atletas, para que isso aconteça os investidores esperam retorno financeiro, este só é possível se todos nós aceitarmos, incentivarmos, prestigiarmos e freqüentarmos mais os estádios, as pistas, as quadras, as piscinas e etc, e não mais impor barreiras as desportistas.


     Vídeo a seguir trata-se de uma enterevista com mulheres que atuam na área esportiva e sofrem preconceito:







segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Racismo no Futebol

          Antigamente, o futebol era um esporte que só podia ser praticado pela elite branca, excluindo os negros e pobres, independentemente se jogassem bem ou não.
O futebol chegou ao Brasil no final do século XIX onde a aristocracia dominava ligas de futebol, enquanto o esporte começava a ganhar as várzeas. O primeiro  jogador  a  quebrar  esta  barreira  foi Carlos  Alberto.  Em 1914, o jogador  entrou em campo pelo Fluminense Futebol Clube usando pó-de-arroz no rosto. Ele tinha medo da aristocracia da torcida tricolor rejeitá-lo pela cor da pele. Durante a partida, o suor começou a tirar a maquiagem de Carlos Alberto e, por causa dele, as demais torcidas de times cariocas começaram a definir a torcida do Fluminense como “pó-de-arroz”.
No início de sua história no futebol, o Clube de Regatas Vasco da Gama  se  destacou  por aceitar negros e mulatos em seu elenco. Os jogadores, que eram operários e moravam nos bairros dos subúrbios do Rio, também recebiam o “bicho” (dinheiro por terem atuado numa partida), prática não utilizada nas outras equipes cariocas. Em 1923, o Vasco foi campeão carioca, disputando pela primeira vez a 1ª Divisão do Campeonato Carioca. De acordo com o jornalista Abraham B. Bonadena (em seu livro O expresso  da  vitória), as demais equipes se mobilizaram para evitar que o Vasco fosse campeão invicto do torneio. Afirma-se que, na partida entre Flamengo  e  Vasco,  o  juiz Carlito  Rocha  teria  anulado  um  gol  legítimo  a favor  da  equipe  vascaína,  dando  a  vitória  ao Flamengo pelo placar de 3 a 2.
                                          Carlos Alberto, primeiro jogador negro brasileiro


           Esse preconceito tende a acontecer com certa facilidade mesmo havendo a pressão da mídia e da sociedade contra esses casos porque o futebol é um esporte que facilmente une pessoas de todas as "raças", considerando-se principalmente afrodescendentes e eurodescendentes.
            Dois casos recentes de racismo mereceram repercussão no mundo do futebol, especialmente no Brasil, por envolverem atletas brasileiros. Em menos de uma semana, Roberto Carlos e Neymar foram alvo de agressão de torcedores xenófobos em estádios europeus. Bananas foram mostradas e atiradas para expressar o menosprezo pela condição de negro ou afro-descendente dos jogadores em questão.
             As atitudes racistas são condenáveis. Não adianta fechar portões, acabar com o jogo no meio, punir o clube, isso é questão de educação. Se a postura não mudar de modo geral na sociedade, nada irá funcionar.
             Essas atitudes lamentáveis demonstram que continuam presentes no mundo a intolerância e a violação aos direitos humanos. O racismo está em toda parte, seja no velho ou no novo mundo. O que varia é apenas a forma como é manifestado esse sentimento odioso.
  Só quem enfrenta o preconceito no dia a dia sabe o quão covarde uma agressão racista (ou sexista, ou homofóbica, ou de qualquer natureza preconceituosa) pode ser.



quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Corrupção no Futebol

O futebol, paixão nacional, é o esporte mais veiculado no mundo, movimentando bilhões de dólares e de adoradores desde esporte tão querido. Porém, hoje em dia o espetáculo e o que era para ser uma exaltação ao esporte, acabam se tornando pano de fundo frente a escândalos no mundo futebolístico.
A muito se sabe que os esportes, não só o futebol, tornaram-se um negócio rentabilíssimo atraindo grandes investidores de todo o mundo e, conseqüentemente, o que gera muito dinheiro acaba por se tornar passível de fraudes de diversos tipos. No Brasil já estamos acostumados à corrupção generalizada, nepotismo entre outras sujeiras do mundo administrativo, e no futebol não é diferente, os escândalos da chamada “máfia do apito” no brasileirão de 2005, causaram danos estipulados em 160 milhões de reais, recentemente o caso relacionado à final da entre CRB e Fortaleza onde claramente houve manipulação do resultado.
Ultimamente o que tem gerado discussões é copa de 2014, a ser realizada no Brasil, os possíveis acertos e especulações sobre um cartel formado dentro da comissão organizadora da copa que venderia seus votos mediante a suborno dos países candidatos, além disso, a demora e o superfaturamento na obras para a copa já geram preocupação e muitos transtornos nas futuras cidades sede.
Mas a corrupção no futebol não é uma exclusividade nossa, na Itália, por exemplo, há casos seríssimos de manipulação de resultado envolvendo o time mais popular do pais, o Juventos de Turim, e na ultima rodada do Calcio os times do Atalanta e Chievo, além de mais 16 times da segunda e divisões inferiores, sofreram punição a cerca de um envolvimento em uma rede de fraude de apostas.

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Tipos de Torcidas

Torcida Organizada
Torcida organizada ou torcida uniformizada é o nome dado a uma associação de torcedores de um determinado clube esportivo no Brasil e no mundo. A maioria das torcidas brasileiras utilizam uniformes, ou seja, seus membros usam roupas com a marca da própria torcida. No Brasil, a primeira torcida organizada foi criada em 1939 pelo cardeal são-paulino Manoel Raymundo Paes de Almeida e ganhou o nome de Grêmio São-Paulino, a TUSP(Torcida Uniformizada do São Paulo).As associações de torcedores organizados normalmente adotam para si um mascote próprio e a partir dele faz a divulgação e comercialização de toda uma série de produtos envolvendo a marca da torcida. Toda torcida organizada possui presidente, vice-presidente, tesoureiro, entre outros cargos mais. Essas torcidas são famosas por cantar durante os eventos esportivos gritos de guerra com freqüente uso de palavrões, principalmente quando se referem ao adversário. As torcidas organizadas durante as festas dos jogos utilizam bandeiras de grade porte, bandeirões, fogos de artifício e faixas com o nome da torcida. Apesar destas serem organizadas envolvem-se em atos de violência e também contam com a participação de meliantes envolvidos com o tráfico de drogas nas periferias das cidades grandes.



Barras Bravas

Barra brava é um tipo de torcida muito popular na América Latina, conhecida por incentivar suas equipes com cantos intermináveis e fogos de artifício. Costumam localizar-se nas arquibancadas e atrás dos gols, acompanhando as partidas sempre de pé. Ao contrário das torcidas organizadas, essas não possuem uniformes próprios, estrutura hierárquica e muitas vezes nem mesmo associados. Foi na torcida do Nacional do Uruguai que surgiu o termo "hinchada", um nome comum para referir-se às barras bravas. Os integrantes dessa torcida são muito violentos entre 1938 e 2000 chegaram a provocar mais de 138 mortes na Argentina.

Segundo uma reportagem do “Diário Olé”, os Barra Bravas, como são conhecidas essas facções de torcedores, estariam ensinando seus métodos para torcedores de outros países latinos, como Colômbia e México, e cobrando em dólar para isso.As “aulas” são focadas em táticas de brigas, além de ensinamentos sobre como extorquir dirigentes e jogadores, superfaturar o preço de ingressos, além de cobrar propinas dos vendedores ambulantes que trabalham nas proximidades dos estádios.Para difundir seus métodos, o Barra Bravas argentinos realizaram dois congressos, em Pachuca (México) e Cali (Colômbia). No evento, os líderes das torcidas da Argentina passaram instruções aos chefes das facções de outros países, ainda segundo o “Diário Olé”.

 



Ultras

Este tipo de torcida tem como objetivo acima de tudo apoiar a equipe fazendo muita festa no estádio do clube (ou visitante), utilizando materiais como bandeiras, papéis picados, foguetes, sinalizadores, pintura corporal e o mais importante, a voz. Os ultras são conhecidos por cantarem do inicio ao fim do jogo, sem vaiar e sem se calar. Seu objetivo é empurrar a equipe à vitória. Casos de violência envolvendo os ultras existem, mas não são comuns. Normalmente o torcedor agressor já possui algum histórico de violência e, quando entra em uma torcida, utiliza-a como aparato para seus atos inflacionais. Têm-se torcidas ultras em países da Europa latina e mediterrânea: Itália, Espanha, Portugal, França e Grécia. No Brasil, as torcidas organizadas são grupos que atuam de forma parecida, mas muito dierente conceitualmente.




Hooligans 

São grupos de torcedores europeus, em especial os de times de futebol, que vão aos estádios com o intuito de brigar, fazendo do futebol uma desculpa para os atos de violência. Em diversos países a entrada desses torcedores é barrada. Pois os Hooligans sentem prazer em confrontar com torcedores de outro time, seria uma forma de tentar medir o poder, disputando qual deles seria o mais forte. A maioria dos Hooligans é jovem e de nível econômico alto que sentem ódio pela torcida do time adversário, principalmente se o time adversário vencer a partida. Os casos mais freqüentes de confronto entre esses torcedores ocorrem na Inglaterra. Por ser um dos países europeus que possui grandes clubes de alto nível e, conseqüentemente, essas equipes acabam ganhando inúmeros torcedores.



Soccer Fans  

São as torcidas com maior numero de torcedores, encontrada em grandes jogos, como Copas do Mundo.Os integrantes dessas torcidas usam enfeites como perucas, maquiagem e outros acessórios para animar e dar força ao time nos jogos. Essas torcidas não praticam nenhuma forma de violência, vão aos jogos apenas para torcer para os seus times e se divertir.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Longevidade e Vida Eterna

     Nos últimos dias, fomos arrebatados com a notícia de uma pesquisa desenvolvida na Universidade do Texas (EUA), que no mundo todo soou como a grande possibilidade de se adiar ou retardar o envelhecimento. Nas suas experiências, cientistas da instituição conseguiram, através da manipulação de um gene (telomerase), aumentar o número de divisões de uma célula de 50 para 90 vezes sem o desenvolvimento aparente de nenhuma anormalidade. No entanto, o que a ciência sabe sobre o envelhecimento celular  ainda é muito reduzido para podermos pensar na "fonte da eterna juventude". Existem algumas teorias acerca de como se desenvolve tal processo, tanto em nível genético como também na influência do meio em que se vive ou simplesmente ocasional. Descobrir métodos científicos que retardem a morte e aumentem a qualidade de vida é fundamental.
     Ter uma vida longa e saudável não é nenhum mistério e está ao alcance de qualquer pessoa disposta a seguir uma dieta equilibrada, fazer exercícios físicos regulares, evitar o estresse, e usar suplementos, nutrientes e antioxidantes eficazes. O uso adequado de suplementos alimentares é fundamental para alcançar uma vida mais longa.



   

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Hábitos Alimentares X Qualidade de Vida

   Uma boa alimentação exerce papel importante na prevenção e na redução dos riscos de doenças crônicas. Vivemos em uma sociedade em que os hábitos alimentares estão cada vez piores, devido a falta de tempo da população e a busca por alimentos com preparos práticos. Alimentos estes que são produzidos com cada vez mais gorduras saturadas, açucares, sais, conservantes e gorduras trans.
   Lanchonetes como o Mc Donald's que possuem cada vez mais propagandas em busca de atrair o público com os mais variados lanches, brinquedos e parquinhos, são as que produzem os alimentos mais prejudiciais a saúde. Dentre os malefícios causados por esse tipo de alimentação estão: Obesidade, Colesterol elevado, hipertensão, diabetes, dislipidemias, câncer, gastrite, entre outros.
   Não existe "alimento mágico" capaz de garantir, sozinho, a manutenção da saúde, mas com uma alimentação saudável e controlada por um nutricionista, seguida da pátrica de exercícios físicos garante uma melhor qualidade de vida.

  Para mostrar a patricidade de preparo dos alimentos de hoje em dia, encontramos o comercial do produto "Hot Pocket" da Sadia, em que o preparo acontece em um minuto e possui um alto valor calórico.


terça-feira, 23 de agosto de 2011

Vigorexia

    A Vigorexia é um transtorno no qual as pessoas realizam práticas esportivas de forma contínua em busca de um corpo perfeito. Por não obterem resultados imediatos ou por após muito esforço durante anos não conseguirem a forma física desejada, acabam optando pelo uso de anabolizantes. 
   Os anabolizantes são drogas fabricadas para substituirem o hormônio masculino Testosterona, fabricado pelos testículos. Eles ajudam no crescimento dos músculos e no desenvolvimento das características sexuais masculinas. Correndo o risco de causar sérios danos à saude e podendo levar à morte.
   Algumas pessoas que não tem acesso a anabolizantes optam por formas alternativas, com consequências que podem durar para o resto da vida, como representado no vídeo a seguir.


    A vigorexia não é apenas caso da midia, a doença realmente existe e muitas pessoas estão sendo alcançadas por esta sem terem o conhecimento.